Por que investir em um curso de atendimento pré hospitalar na empresa? - Previnsa - Soluções em Segurança do Trabalho
Capacitação

Por que investir em um curso de atendimento pré hospitalar na empresa?

Existe uma afirmação que nunca é demais: “a segurança dos funcionários é muito importante para uma empresa”. Nesse contexto, o curso de atendimento pré hospitalar (APH) é uma medida que contribui para a prevenção de emergências e traz mais tranquilidade para os colaboradores.

O atendimento rápido logo após algum acidente ou emergência clínica é fundamental para evitar o agravamento de determinado cenário. Contudo, é importante que esse primeiro contato seja feito por alguém capacitado para a atividade, o que garantirá a realização correta dos procedimentos.

Neste artigo, veremos o que é o atendimento pré hospitalar,os benefícios do curso e como escolher a melhor opção. Acompanhe a leitura!

O que é atendimento pré hospitalar?

Como o nome indica, o atendimento pré hospitalar é realizado antes do paciente chegar ao hospital. É a primeira assistência para vítimas de acidente de trabalho ou emergências médicas como infarto, convulsões ou acidente vascular cerebral.

Essa assistência consiste na realização de procedimentos necessários para não agravar a situação da vítima, antes dela ser encaminha para um hospital ou pronto-socorro. O responsável por esse atendimento também precisa entrar em contato com o socorro emergencial e garantir a condução da vítima para o local adequado, a fim de dar continuidade no tratamento.

De forma geral, o APH é mais abrangente que os primeiros socorros, pois quem passa por ele está habilitado para fazer manobras mais complexas para o tratamento de agravos à saúde.

O que se aprende no curso de APH?

O curso de APH oferece todos os conhecimentos de primeiros socorros, além de trazer conteúdos específicos para o manejo de outras emergências, como:

  • uso de desfibrilador;
  • manejo de vítimas de trauma;
  • ressuscitação cardiopulmonar;
  • manejo de urgências respiratórias e neurológicas;
  • manejo de agravo de condições crônicas.

Esse preparo é essencial para a condução de vítimas. De maneira profissional, ele contribui para que as condições dos pacientes não se agravem e evoluam, além de evitar complicações irreparáveis ou, até mesmo, a morte.

Por que as empresas devem investir em um curso de atendimento pré hospitalar?

O curso de APH é uma opção que deve ser considerada pelas empresas. Ele oferece alguns benefícios que agradam tanto os empregadores quanto os colaboradores, trazendo um ambiente de trabalho mais agradável e motivador. Falaremos sobre eles na sequência.

Aumenta a segurança

Como falamos no início do texto, a segurança é uma das prioridades de uma empresa. Portanto, investir em um curso de atendimento pré hospitalar é uma boa maneira de demonstrar que esse assunto é levado a sério. Além de demonstrar a preocupação com o tema, mostra que a instituição está investindo nessa área.

Ao ter pessoas preparadas, o aumento da segurança é claro e evidente. Um ambiente de trabalho seguro e preocupado com os funcionários garante satisfação e dá tranquilidade para que os serviços sejam realizados.

Dá conhecimento para agir em casos de acidentes

A falta de conhecimento pode ser fatal em caso de acidentes. Em alguns casos, a ação imediata não é a correta, o que prejudica o trabalho dos profissionais que farão o atendimento no hospital e coloca a saúde das vítimas em risco.

É fundamental que uma empresa tenha pessoas preparadas para saber como agir nesses momentos de crise, desde o atendimento à vítima até o acionamento dos órgãos de resgaste e emergência.

Ajuda na prevenção de acidentes

O conhecimento adquirido no treinamento ajuda também a evitar acidentes no ambiente de trabalho. Com o conhecimento adquirido nas aulas, é possível identificar riscos durante as atividades, permitindo a correção de alguns processos e a busca pelas maneiras adequadas de realizar determinado serviço.

Outra forma de prevenir acidentes é contar com um profissional de segurança do trabalho, que será responsável por identificar e avaliar os riscos de cada atividade da empresa. Depois de avaliar, ele dará a orientação sobre quais cuidados devem ser tomados, como o uso de equipamentos de segurança ou a substituição de alguma prática.

Evita problemas com a supervisão

A presença de socorristas capacitados também pode proteger a empresa de problemas com a supervisão, evitando multas. Além disso, é provável a diminuição de processos trabalhistas em casos de acidente, pois todos os protocolos de segurança e atendimento foram seguidos.

Como escolher o melhor curso?

Agora, que você já sabe alguns motivos para investir em curso de APH, vamos falar sobre como fazer uma escolha correta. Existem vários tipos de cursos, portanto, é importante buscar o que mais se adéqua à realidade da sua empresa.

Verificar o conteúdo do curso

Antes de tudo, verifique qual é o conteúdo do curso e veja se ele se adapta à sua realidade. É importante descobrir a carga horária, os temas abordados e os procedimentos que serão ensinados.

Dependendo da área de atuação, alguns assuntos podem não ser abordados. A duração da capacitação depende do grau de risco que os processos da empresa geram para os colaboradores. No entanto, certifique-se de que tudo o que é necessário para a sua empresa está no contrato e vai ser ensinado durante o curso.

Escolher uma empresa confiável e de boa reputação

Além de verificar o conteúdo do curso, é importante conferir se a empresa que ministrará as aulas é confiável e de boa reputação. Se possível, tente descobrir como ele foi recebido em outros locais e qual foi a experiência.

A fornecedora do curso precisa também mostrar garantias de que fará o que foi previamente combinado. Em todo caso, estabeleça um contrato para a aquisição do serviço, o que dará garantias da realização das aulas com qualidade e responsabilidade.

Neste artigo, explicamos o que é o curso de atendimento pré hospitalar e a importância dele para a segurança de uma empresa. Esse é um investimento que traz benefícios para quem contrata e garante a tranquilidade para os colaboradores. Para garantir o sucesso do treinamento, procure um curso que atende às necessidades do seu negócio e que tenha uma boa reputação no mercado.

Gostou de aprender mais sobre a segurança? Então, aproveite para ler este artigo que fala sobre como preparar uma equipe de socorristas em sua empresa!

Você pode gostar
O guia definitivo para montar plano de emergência contra incêndio
como escolher um treinamento de segurança do trabalho
Saiba como escolher um treinamento de segurança do trabalho

Deixe seu comentário

Seu Comentário*

Seu Nome*
Seu Site

Share This