Você sabe quais são os 5 Rs da sustentabilidade? Descubra agora!

Você sabe quais são os 5 Rs da sustentabilidade? Descubra agora!

A sustentabilidade é um conceito cada vez mais valorizado dentro das corporações. Por isso, as empresas buscam por atualização e novas estratégias voltadas para o uso correto dos recursos e o descarte da forma mais adequada. Entre as boas práticas recomendadas, estão os chamados 5 Rs da sustentabilidade.

Elaboramos este artigo para explicar do que se trata, como eles impactam as empresas e quais vantagens podem ser alcançadas por meio deles. Quer saber mais sobre o assunto? Então continue com a leitura!

O que é sustentabilidade e como ela impacta a empresa?

A sustentabilidade nas empresas consiste na criação de planos de ação voltados para o cuidado com o meio ambiente. Eles são destinados a promover o lucro esperado, mas, ao mesmo tempo, adotando ações éticas e preocupadas com a comunidade na qual ela está inserida.

Apesar de trazer vantagens para as organizações que a aplicam, não se trata apenas de marketing para vender uma boa imagem. Os resultados, além de beneficiar a empresa, também devem alcançar a sociedade. Por isso, podemos dizer que as ações não se restringem ao ambiente interno do negócio.

Entre algumas práticas de sustentabilidade, podemos citar:

  • uso inteligente dos recursos naturais (como economia de água e energia elétrica, por exemplo);
  • reciclagem;
  • reutilização de matéria-prima ou produtos acabados;
  • descarte adequado dos resíduos;
  • criação de programas educacionais voltados para a preservação do meio ambiente.

Entre as leis e normas que estão ligadas à proteção do meio ambiente, estão as seguintes:

Com isso, pode-se dizer que a política ambiental na empresa não diz respeito apenas ao cuidado com o meio e a sociedade, mas também à adequação à legislação e garantia de que as organizações vão seguir o que é descrito na lei — sob pena de sofrer sérias penalizações, como multas que podem até prejudicar a saúde financeira do negócio.

Já a ISO 14001 ajuda a estabelecer um sistema de gestão ambiental nas empresas, orientando para uma atuação ecologicamente correta.

O que é a política dos 5 Rs da sustentabilidade?

Anteriormente, havia a política dos 3 Rs, que consistia em reduzir, reutilizar e reciclar os resíduos produzidos. Porém, com o desenvolvimento da consciência ambiental, verificou-se a necessidade de ampliar as mudanças de comportamento (das pessoas e organizações) e, com isso, agora temos a política dos 5 Rs. Falaremos sobre cada um deles a seguir.

Repensar

Avaliar a necessidade real de compra e adquirir somente o indispensável. Aqui, cabe a análise sobre a possibilidade de reaproveitar alguns produtos e materiais, reduzindo o consumo — e, com isso, gerando menos desperdício e poluição.

Recusar

Recusar embalagens que podem gerar grande impacto na produção ou no descarte, como o plástico. Nesses casos, o ideal é optar sempre por materiais recicláveis, reaproveitáveis ou biodegradáveis.

É por isso que dizemos que a sustentabilidade empresarial também abrange o ambiente externo. Nesse caso, o ideal é negociar com fornecedores comprometidos com o meio ambiente ou, pelo menos, rever os tipos de embalagens utilizadas.

Reduzir

Essa prática está voltada para a redução do consumo e do desperdício de recursos. A partir do momento em que se consegue reduzir, a necessidade de reciclar e reutilizar passa a ser cada vez menor.

Dentro do contexto empresarial, diversas medidas podem ser adotadas, como reduções com:

  • gasto de papel;
  • uso de copos de plástico;
  • excesso de embalagens que vão direto para o lixo.

Reutilizar

O objetivo aqui é evitar o descarte de materiais e poder utilizá-lo em outras atividades, evitando o acúmulo de lixo com o descarte. Entre os exemplos práticos de reutilização, podemos citar:

  • o uso de embalagens retornáveis na indústria da bebida;
  • a adoção de folhas de rascunho para papeis que foram impressos, mas que não serão mais utilizados.

Reciclar

A reciclagem é, talvez, o conceito mais conhecido dentro da política dos 5 Rs. Nesse caso, os resíduos gerados são reaproveitados para se tornarem outro produto ou voltar a fazer parte do processo produtivo.

As grandes quantidades de caixas de papelão usadas para embalar os produtos enviados pelos fornecedores podem ser destinadas à reciclagem, por exemplo.

Quais vantagens podem ser obtidas com a aplicação dessa política?

A adoção de uma política dos 5 Rs da sustentabilidade garante a preservação do meio ambiente no médio e longo prazo. Porém, as empresas que optam por colocá-la em prática também podem ser beneficiadas, e até antes disso. Veja.

Melhoria da imagem no mercado

Sempre que a empresa adota práticas sustentáveis, ela mostra seriedade e responsabilidade em relação ao meio em que está inserida. Isso passa uma imagem positiva, que ajuda a atrair a atenção de consumidores, investidores e parceiros de negócio.

Economia de recursos

Adotando a política na prática, torna-se possível reduzir os custos com a produção, o que gera economia. Isso pode ser alcançado por meio da reciclagem de materiais, reaproveitamento de alguns itens e reutilização de água, por exemplo.

Possibilidade de valorizar as ações na bolsa

Muitos investidores buscam organizações engajadas em ações sustentáveis (sociais e ambientais). Isso quer dizer que as empresas que se comprometem com a política dos 5 Rs podem perceber um aumento das ações na bolsa de valores.

Satisfação dos colaboradores

Um dos aspectos que podem aumentar a satisfação dos colaboradores em relação à empresa é a adoção de ações voltadas para o benefício da sociedade e do meio ambiente.

Adequação à legislação

Essa é uma das vantagens mais importantes quando se trata de uma política ambiental. Aplicando as ações referentes aos 5 Rs, a empresa se adequa à legislação vigente e evita práticas que podem causar danos à natureza e à sociedade, por exemplo — e que também podem levar a multas e outras penalizações sérias.

Como você pôde ver, os 5 Rs da sustentabilidade fazem parte de uma política orientada para a redução de desperdícios, descarte adequado de resíduos, uso consciente dos recursos naturais e vários outros aspectos que visam, no final das contas, o cuidado social e ambiental.

Gostou deste artigo? Quer continuar acompanhando outros conteúdos relacionados à gestão empresarial? Então siga nossos perfis nas redes sociais e fique por dentro das novidades! Estamos no Facebook e no LinkedIn.