Prevenção de acidentes do trabalho: como engajar sua equipe? - Previnsa - Soluções em Segurança do Trabalho
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Prevenção de acidentes do trabalho: como engajar sua equipe?

Quando se trata de segurança empresarial, o maior desafio das equipes de prevenção de acidentes do trabalho costuma ser o engajamento dos funcionários. Afinal, de nada adiantam incentivos para campanhas e a compra de equipamentos adequados se os profissionais não internalizam a importância do assunto.

Por isso, é vital encontrar formas de impactar as equipes e de mostrar o quanto a prevenção representa para a garantia do bem-estar de todos. Todos os anos, o número de afastamento de funcionários por acidentes no desempenho de suas funções gira em torno de 700 mil, segundo o Ministério do Trabalho.

Com esses índices, o Brasil já é o quarto do mundo em ocorrências do tipo. Esses dados reforçam a importância de ações que alertem sobre o problema. Afinal, a prevenção de acidentes do trabalho é boa para todos: para os funcionários, que trabalham com segurança, e para a empresa, pois os afastamentos refletem negativamente nos seus resultados.

Prevenir acidentes é pensar no futuro! Confira o artigo de hoje e saiba como engajar seus colaboradores em prol da prevenção. Boa leitura!

Lembre-se de que estamos cuidando de um bem maior: a vida

Na correria da rotina, muitos comportamentos inseguros passam despercebidos. Às vezes, estamos tão habituados a cometer deslizes que é praticamente impossível atentar que o mau uso de um EPI (Equipamento de Proteção Individual), por exemplo, pode acarretar acidentes graves.

Talvez por isso seja tão difícil fazer com que as pessoas percebam o que estão fazendo de errado. Assim, é muito importante que o tema seja recorrente dentro da empresa e que sejam realizadas ações que sensibilizem os funcionários.

Ou seja, é fundamental destacar o fato de que, no fim das contas, estamos falando de um cuidado com a vida. Mesmo que o acidente não seja gravíssimo, ele ainda pode levar a problemas de saúde que impactarão muito na qualidade de vida do indivíduo e de toda a sua família.

A seguir, destacamos algumas dicas que, com certeza, farão a diferença na hora de mostrar aos seus funcionários a importância da prevenção de acidentes do trabalho. Confira e coloque-as em prática o quanto antes!

Veja 5 dicas para engajar os colaboradores na prevenção de acidentes do trabalho

1. Esclareça as normas de segurança da empresa

Quando o assunto é prevenção de acidentes do trabalho, a primeira coisa a se fazer é deixar claras as regras e os procedimentos da empresa em relação ao assunto. Informação é poder e, nesse caso, pode ser decisiva para o bem-estar do profissional e, consequentemente, para o bom andamento do trabalho.

Por isso, mantenha seus manuais atualizados e deixe-os sempre disponíveis para as equipes. É preciso estar atento ao que estabelece a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) sobre procedimentos de segurança e Medicina do Trabalho, pois essas regras devem ser seguidas por todas as empresas independentemente de seu porte ou de seu ramo.

2. Forneça treinamento para suas equipes

Você pode estar se perguntando: por que realizar um treinamento? Não bastam campanhas pontuais? Não bastam e a resposta é simples: quando realizado da maneira certa, o treinamento fará toda a diferença nos índices de afastamento por acidentes de trabalho da sua empresa.

É bem importante que, no momento da contratação, o funcionário passe por capacitação sobre comportamentos seguros na função que desempenhará e sobre o uso correto dos equipamentos de uso individual e coletivo.

Esse passo trará benefícios que se perpetuarão, uma vez que ajuda a desenvolver a cultura de segurança nos recém-chegados.

3. Crie uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho

Toda empresa deve ter uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (CIPA), pois sua criação está prevista nas leis trabalhistas. Formada pelos próprios funcionários, ela é bem importante para organizar campanhas e ações de sensibilização além de atualizar manuais e manter o assunto em debate na empresa.

Justamente por ser composta por colegas de trabalho, a CIPA pode obter resultados bastante efetivos no engajamento. Os integrantes conhecem a fundo as rotinas diárias de cada função e têm abertura para conversar de maneira mais informal com os demais funcionários.

4. Aposte em campanhas de conscientização

As campanhas de conscientização têm como objetivo manter alto o nível de engajamento na prevenção de acidente de trabalho. No entanto, não basta colar cartazes pelos corredores. É preciso pensar em ações que conversem com o público-alvo no caso, os funcionários da empresa em diversos níveis.

O ideal é que elas sejam realizadas em parceria com a equipe de Comunicação Interna. Isso fará muita diferença, pois poderá ajudar a criar e a divulgar as campanhas em canais efetivos, direcionando da melhor forma a informação.

Também é ideal que as campanhas sejam realizadas com certa frequência e não apenas na Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho (SIPAT), outra exigência das Normas Reguladoras da CLT.

É sempre uma boa alternativa trazer, nas ações de prevenção de acidentes do trabalho, frases que impactem de forma positiva, que façam o funcionário munir-se de informação e que o façam ser um multiplicador de comportamentos seguros. O objetivo é fazer com que o profissional se sinta também responsável pela segurança dele e dos colegas.

5. Avalie a contratação de uma consultoria em Segurança do Trabalho

Para obter bons e duradouros resultados no que diz respeito à segurança do trabalho é preciso estar cercado de pessoas que entendam do assunto. No entanto, nem sempre é possível montar uma equipe interna na qual todos os profissionais sejam capacitados e estejam preparados para os desafios da área.

Dessa forma, uma consultoria pode ser a melhor opção. Contratando um serviço especializado, sua empresa terá todo o respaldo em questões técnicas e jurídicas sobre o tema com menores custos e um direcionamento mais efetivo nas questões de prevenção de acidentes do trabalho.

Seguindo essas dicas, vai ser mais fácil engajar os funcionários em campanhas e, especialmente, nas rotinas do dia a dia da empresa, certo? Quer saber mais sobre prevenção de acidentes do trabalho? É fácil! Assine a nossa newsletter e esteja sempre muito bem informado sobre o assunto.

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1 Comentário
  • Paulo Carlos Francisco ago 8,2017 at 2017-08-08T20:41:59+00:000000005931201708

    Muito bom o artigo, assunto de maior relevância. Parabéns.

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