Os benefícios da segurança e medicina do trabalho para sua empresa - Previnsa - Soluções em Segurança do Trabalho
Capacitação

Os benefícios da segurança e medicina do trabalho para sua empresa

Toda empresa que busca a excelência deve ter a preocupação com o bem-estar do funcionário como uma das suas prioridades. Para isso, é preciso que duas áreas específicas estejam em pleno funcionamento dentro da empresa: a segurança e medicina do trabalho. Apesar de muitas pessoas confundirem, essas são áreas distintas, mas igualmente importantes.

Para que os colaboradores estejam protegidos, sob cuidado de especialistas e uma rotina saudável e segura não seja comprometida é importante que as duas áreas não sejam confundidas.

Neste artigo você entenderá as principais diferenças entre as duas áreas, o funcionamento de cada uma, bem como os benefícios que elas trazem para as empresas. Acompanhe!

Segurança do trabalho

A segurança do trabalho é a ciência desenvolvida para prevenir acidentes dentro do local de desenvolvimento das atividades. Neste caso, são medidas técnicas previamente estudadas que devem ser adotadas na rotina da empresa para prevenir e eliminar os riscos que as profissões podem apresentar à integridade física dos trabalhadores.

Além de supervisionar se as regras estão sendo aplicadas na rotina da empresa, os profissionais da segurança do trabalho são responsáveis por educar os trabalhadores, ensinando-lhes as regras e mostrando a melhor maneira de agir para evitar acidentes.

Todas as medidas aplicadas e supervisionadas pelos técnicos são estabelecidas por lei, visando a segurança do trabalhador quanto às suas atividades profissionais.

Medicina do trabalho

A medicina do trabalho é mais específica em prevenir e cuidar da saúde do trabalhador, principalmente de doenças ligadas às atividades exercidas pelos profissionais. A medicina do trabalho atua nas frentes de prevenção, diagnóstico e tratamento.

A medicina do trabalho tem como objetivo maior a preservação da qualidade de vida dos trabalhadores, não só fisicamente, mas também socialmente e mentalmente.

Além das atividades rotineiras de acompanhamento, os profissionais da medicina do trabalho também avaliam a capacidade dos funcionários em exercer as atividades para quais serão designados. Estas avaliações são feitas por meio de exames periódicos e os tão conhecidos exames demissional e admissional.

Para estar apto a exercer as atividades de medicina do trabalho, o profissional deve ser graduado na área de saúde.

As diferenças entre a segurança e medicina do trabalho

Lendo rapidamente as duas definições, de fato, algumas pessoas podem acreditar que se trata da mesma atividade. Mas podemos dizer que a medicina e a segurança não são a mesma coisa, mas complementa uma a outra.

Enquanto a medicina foca em preservar e manter a saúde do funcionário, a segurança do trabalho fica responsável em garantir a integridade física do profissional. No geral, as duas trabalham para garantir um ambiente saudável e condições dignas para que os profissionais possam desenvolver suas atividades com segurança.

Benefícios da medicina do trabalho para sua empresa

Como já apresentado, a medicina do trabalho tem como principal responsabilidade preservar a saúde dos colaboradores. Como resultado, a empresa colhe diversos benefícios:

1. Garantia da integridade física e mental

Com certeza, este é o principal objetivo da medicina do trabalho. A preocupação em realizar exames periódicos e testes psicológicos só demonstra a valorização da empresa para com os seus funcionários, servindo como um fator de engajamento.

2. Maior segurança e motivação por parte do funcionário

Isso é um lado bom do “efeito cascata”: se você cuida bem de uma pessoa, ela retribui da melhor forma possível. Ao se sentir protegido e prestigiado, o funcionário sempre estará motivado, mostrando-se comprometido com os objetivos da empresa.

3. Menor taxa de afastamentos

Com funcionários sempre saudáveis e protegidos, a taxa de afastamento será bem menor. A medicina do trabalho contribui diretamente com a qualidade de vida do funcionário dentro da empresa, e contribui indiretamente na qualidade de vida fora da empresa, dando-lhe sugestões para uma vida mais saudável.

Benefícios da segurança do trabalho para a sua empresa

Os benefícios da segurança do trabalho não se restringem apenas a uma supervisão ou acompanhamento técnico, mas também abrange os cursos, palestras e treinamentos que são realizados para todos envolvidos com o trabalho da empresa.

1. Prevenção de acidentes

Logicamente, assim como no tópico da medicina do trabalho, devemos começar com o principal objetivo e benefício da segurança do trabalho: a prevenção de acidentes.

Os conhecimentos com a prevenção podem evitar que os funcionários obtenham traumas no período de trabalho que os afete para sempre. Todos bem orientados, empregados e empregadores, estarão sempre prevenidos e atentos aos riscos da rotina de trabalho.

2. Valorização da imagem da empresa

Quando a empresa investe em cursos e palestras sobre segurança do trabalho, ela passa um recado para funcionários, colaboradores e até concorrentes de que a sua instituição preza pela segurança de todos. Este tipo de atitude, com certeza, valoriza a imagem da empresa perante o mercado.

3. Aumento da qualidade das atividades

No curso de segurança do trabalho, o funcionário não aprende como se proteger, ele aprende como exercer suas funções de maneira correta. Logicamente, o curso não ensinará especificamente como cada funcionário exercerá a sua atividade.

Porém, conhecer a maneira incorreta e que vai lhe trazer riscos físicos, já aumenta consideravelmente as chances de o trabalhador exercer a sua função da melhor forma possível. Assim, a qualidade das atividades só aumenta, a produtividade cresce e os acidentes diminuem.

4. Engajamento entre gestores e funcionários

Muitas vezes, os cursos sobre segurança do trabalho são oportunidades para que os liderados possam se expressar para os líderes — ou vice-versa. Ainda que possa ser difícil uma parte ouvir ponderações da outra, este é um momento ideal para o profissionalismo e bom senso serem aplicados.

Partindo do princípio do trabalho bem-feito e com segurança, todos podem dar a sua opinião para chegar ao ponto ideal para uma rotina segura e saudável.

Em suma, a segurança e medicina do trabalho são assuntos que devem sempre estar presentes nas discussões entre patrões e funcionários. Após as colocações feitas neste artigo, fica evidente a importância do investimento nessas áreas para a garantia de segurança e um ambiente profissional saudável e produtivo, gerando para a empresa maiores lucros e respeitabilidade.

Se você gostou do artigo e tem alguma sugestão para acrescentar ao assunto, deixe o seu comentário e compartilhe-a!

Você pode gostar
Veja 6 dicas essenciais sobre como reduzir o FAP na sua empresa
Treinamento in company: veja as vantagens!

Deixe seu comentário

Seu Comentário*

Seu Nome*
Seu Site

Share This