Kit de primeiros socorros para empresa: saiba o que deve conter - Previnsa - Soluções em Segurança do Trabalho
Capacitação

Kit de primeiros socorros para empresa: saiba o que deve conter

Dentro do cenário empresarial os bons resultados de um negócio estão diretamente ligados a motivação dos seus colaboradores. Entretanto, o fato de que apenas uma boa remuneração não é o suficiente para manter os seus funcionários engajados é, muitas vezes, negligenciado ou desconhecido. Ademais, um ambiente harmônico, que garanta o bem-estar e a saúde dos indivíduos ali presentes, representa um passo muito importante em direção ao sucesso. 

Nesse contexto, entra em cena o kit primeiros socorros para empresa — artigo essencial para preservar, de forma ágil, a integridade física de um profissional, ajudando a reduzir os efeitos de quaisquer acidentes que eles sofram durante a jornada de trabalho.

Por esse motivo, elaboramos um post abordando quais são os materiais indispensáveis a fim de se montar um kit eficiente para o seu empreendimento. Se interessou? Então, prossiga com a leitura e confira!

O que é o kit de primeiros socorros e qual a sua finalidade em uma empresa?

A caixa de primeiros socorros é um item cujo objetivo consiste em proporcionar cuidados imediatos a alguém ferido ou doente no ambiente corporativo. Ela assegura um atendimento básico e emergencial até que o profissional competente tome o controle da situação.

É importante salientar que, independentemente do tamanho do empreendimento, todos eles têm a obrigação de manter em suas instalações os materiais necessários à prestação dos primeiros atendimentos aos seus funcionários — é o que diz a NR-7.5.1, do Ministério do Trabalho e Emprego.

O que deve conter na maleta?

De uma maneira geral, torna-se indispensável que a maleta de primeiros socorros seja composta pelos seguintes objetos:

Instrumentos

A elaboração de um kit primeiros socorros para empresa deve oferecer alguns instrumentos básicos, que podem ser muito úteis aos mais variados tipos de incidentes, são eles:

  • tesoura;

  • termômetro;

  • luvas cirúrgicas;

  • máscara de proteção facial;

  • pinça;

  • óculos de proteção;

  • colar cervical.

Material para curativo

Outro aspecto importante envolvendo a montagem do kit, é analisar aquilo que, na maioria das vezes, serve para atender a necessidade de fazer curativos. Logo, nesse conjunto de ferramentas devem estar presentes os seguintes insumos:

  • gaze esterilizada;

  • esparadrapo;

  • algodão hidrófilo;

  • antisséptico;

  • água oxigenada de 10 volumes;

  • água boricada;

  • álcool de 70%;

  • ataduras de crepe;

  • band-aid;

  • solução de iodo.

Medicamentos

Quando se trata de acidentes ocorridos no local de trabalho, os medicamentos podem ser necessários para ajudar na recuperação — o que leva muitos indivíduos a pensar que, ao menos alguns remédios deveriam compor a lista de itens indispensáveis a montagem de um kit primeiros socorros.

Contudo, de acordo com determinações legais, prescrever medicamentos é um ato exclusivo dos médicos ou enfermeiros do trabalho, e o seu desrespeito pode ensejar penas de responsabilização civil e criminal.

Assim, em obediência às normas estabelecidas no Decreto nº 20.931 de 1932, recomenda-se que não haja na caixa de primeiros socorros nenhum medicamento além daqueles expressamente autorizadas pelos profissionais competentes.

Qual a maneira correta de disponibilizá-lo?

Um kit primeiros socorros para empresa é uma ferramenta que será utilizada em momentos de urgência, na tentativa de conter um ferimento inesperado. E por essa razão, precisa estar em um local estratégico, de fácil acesso ao profissional responsável.

Isso não significa que o lugar mais apropriado seja, simplesmente, aquele que pode ser avistado por todos — acima de tudo ela deve ser disponibilizado de forma que facilite a sua supervisão e usado por aqueles que foram treinados especificamente para este fim.

Lembrando que, entre as principais tarefas de quem controla os itens de primeiro socorros, a manutenção dos kits e mantê-los sempre abastecidos, ou seja, repor o que foi usado o mais rápido possível, consiste em uma atitude indispensável.

Quem pode manusear o kit primeiros socorros para empresa?

Por mais que a empresa adote procedimentos para evitar a ocorrência de acidentes no ambiente de trabalho, nunca é 100% possível proteger os funcionários de todos os tipos de ameaças.

Nesse sentido, além das práticas de prevenção, é preciso que alguns funcionários em específico estejam sempre preparados para agir diante dos eventuais problemas que surgirem. Ou seja, capacitar um grupo menor de pessoas, a fim de que saibam os procedimentos corretos para um atendimento de primeiro socorros eficaz.

Isso não quer dizer que a empresa não precise desenvolver campanhas para educar todos os outros funcionários. Ao contrário disso, quanto mais inteirados do assunto eles estiverem, maiores serão as chances de garantir a saúde física e mental desses colaboradores, bem como impulsionar a harmonia do ambiente de trabalho.

A escolha de alguns indivíduos para um treinamento mais específico ocorre apenas pelo fato de que é preciso apontar responsáveis para zelar pelos primeiros socorros da coletividade.

Existe algum prazo de validade?

Tão importante quanto possuir uma maleta com itens de segurança, inspecionar todos os elementos pelos quais ela é composta frequentemente também se faz necessário. Isso porque além de repor o estoque, a maioria dos artigos possuem prazo de validade, perdendo a sua serventia caso ultrapassado esse tempo.

Logo, checar esses detalhes, ou seja, analisar os rótulos que ainda têm serventia ou precisam ser substituídos, é uma atitude sempre bem-vinda e que precisa ser realizada ao menos uma vez ao ano.

Quais as particularidades ao montá-lo?

Conforme estabelece a NR7, os kits de primeiro socorros devem ser montados de acordo com os riscos inerentes à atividade desenvolvida, considerando as situações de perigo em que cada setor de uma mesma empresa está exposto.

Além de atender às regulamentações legais, investir no kit primeiros socorros para empresa é uma forma de promover o bem-estar e a segurança dos seus funcionários. Trata-se de elementos que refletem na vida pessoal e eleva os níveis de satisfação e produtividade — sinônimo de lucro para o empreendimento.

Dessa forma, vale a pena conhecer bem os perigos que envolvem sua atividade, para então montar kits aptos a prestar a melhor assistência ao seu colaborador.

Gostou do post? Agora que você já aprendeu sobre a importância do kit primeiros socorros para empresa, bem como os itens que ele deve conter, continue aprofundando seus conhecimentos com o nosso artigo  sobre o que você precisa saber a respeito dos itens.

Você pode gostar
Sinalização de segurança: por que deve ser feita da maneira correta?
Auditoria de segurança do trabalho: como funciona e quando fazer?

Deixe seu comentário

Seu Comentário*

Seu Nome*
Seu Site

Share This