Inovação em segurança do trabalho: como fazer e quais os benefícios - Previnsa - Soluções em Segurança do Trabalho
Capacitação

Inovação em segurança do trabalho: como fazer e quais os benefícios

Como você já deve saber, a inovação em segurança do trabalho aprimora as iniciativas e os processos preventivos. Há, nesse contexto, um fato que não pode ser negligenciado: a tecnologia e as novas maneiras de se realizar um trabalho evoluem rapidamente e é fundamental se manter atualizado. 

Nós, da Previnsa, possuímos uma forte preocupação sobre o tema. Por isso, para que você também se mantenha em dia com o assunto, preparamos esse artigo indicando a importância da inovação e seus benefícios. Confira! 

Qual a importância de inovar em segurança do trabalho?

Não é atoa que grandes empresas sempre investem e inovam em segurança do trabalho. Poderíamos numerar várias das vantagens dessa ação, mas cabe evidenciar algumas delas:

Melhoria da qualidade de vida dos colaboradores

A expectativa de qualquer trabalhador é poder desempenhar suas funções em um ambiente seguro, em que a instituição investe na redução permanente de riscos. Garantir essa tranquilidade é o primeiro fator de qualidade de vida no trabalho.

Por outro lado, ambientes de estresse ocupacional, assim como a ocorrência de acidentes, podem macular a qualidade de vida que se constrói. As iniciativas de inovação desenvolvem novos procedimentos, melhoram o conforto e adotam tecnologias que reduzem os riscos existentes.

Capacitação dos colaboradores

O desenvolvimento de uma cultura de inovação em segurança na empresa é um grande estímulo à capacitação permanente dos colaboradores. Inovar exige treinamento, assim como a incorporação de novos procedimentos nas rotinas das atividades que são aprimoradas.

Nesse sentido, a capacitação envolvida com as iniciativas de inovação auxilia a inserção dos colaboradores na cultura organizacional da empresa. Do mesmo modo, aprimora algumas habilidades que elevam o nível de segurança dos processos.

Aprimoramento das iniciativas de prevenção

Temos certeza de que você sabe que os pontos acima são fundamentais, certo? Mas, cabe evidenciar que a principal importância da inovação na área de segurança do trabalho consiste no aprimoramento das iniciativas de prevenção.

Tais estratégias introduzem novos equipamentos e tecnologia às instituições, que melhoram a rotina, assim como aperfeiçoam procedimentos que reforçam os cuidados e as atitudes prevencionistas.

Inovar na proteção e na prevenção, do mesmo modo que oferecer novas experiências de segurança, reforça a atenção para o segmento na empresa. Ao mesmo tempo, estimula as iniciativas e demonstra valorização ao colaborador. 

Como inovar de forma eficiente?

É impossível pensar em uma empresa que deseja inovar, sem a participação dos seus colaboradores. Portanto: a eficiência e os benefícios da inovação devem permear todos os setores. Considere os aspectos seguintes para inovar nos processos de segurança do trabalho em sua companhia: 

Desenvolva uma cultura de inovação

Atente-se à manutenção de um estado de abertura para o novo e para o mais eficiente. Considere ouvir os seus colaboradores e estimule as iniciativas criativas, valorizando as ideias ou transformando-as em instrumentos para a inovação.

Para isso, existem mecanismos educacionais, como: a criação de programas de capacitação, núcleos de articulação ou  mesmo estratégias científicas-tecnologias (como projetos extensionistas) voltadas ao suporte e á especialização dos colaboradores.

Invista em tecnologia

Você já sabe: não se pode abrir mão da tecnologia. Portanto, a dica é: pesquise e monte um organograma da equipe de trabalho, avalie a eficácia dos processos e se necessário, busque por assessoria técnica.

É importante que você identifique as demandas mais urgentes, acompanhe a relevância e o progresso das ações. Seja para emitir mapas de risco, relatórios, divulgar planos de trabalho, criar manuais ou programas de prevenção. Entenda que todos essa ações dependem da disponibilização de infra-estrutura tecnológica.

Quais as principais tendências e novidades no setor?

Realidade virtual

O segmento de segurança do trabalho é especialmente adequado para o emprego da tecnologia de realidade virtual em treinamentos simulados. Com ela, os colaboradores podem ser adequadamente capacitados para diversas situações de risco, tanto para uso dos EPIs quanto sobre os procedimentos em situações de contingência.

Além de capacitar, a realidade virtual permite o aprimoramento dos procedimentos. Assim, a realização de análise de comportamento e a identificação de falhas cometidas em simulação permitem correção e aperfeiçoamento.

Drones

Um dos principais campos de aplicação dos drones na segurança do trabalho reside nas atividades de inspeção. A tecnologia facilita o acesso a pontos inacessíveis para o profissional ou locais de muito risco, além de evitar a necessidade de deslocamentos mais complexos.

Nesse sentido, quando se considera especialmente o trabalho realizado em grandes estruturas, ou em ambientes abertos e extensos, o valor dessa tecnologia é inestimável. Assim, por exemplo, a avaliação de problemas potenciais em ambientes elevados como na construção civil evita acessos presenciais investigativos.

SEIF

O sistema Segurança, Informação e Formação (SEIF) desenvolvido pelo Centro de Inovação em Tecnologias para a Saúde, do Serviço Social da Indústria (SESI), é constituído por sensores instalados nos capacetes dos trabalhadores.

Desse modo, podem ser mapeadas situações de risco no ambiente de trabalho por meio do registro de acesso do colaborador na área de atuação, do controle de EPI (periodicidade de troca e distribuição) e, até mesmo, sensores que permitem uma visão (em tempo real) da distribuição dos trabalhadores em campo.

Com isso, é possível promover um reforço na gestão presencial dos técnicos, ampliando a captação de situações de risco e procedimentos inadequados. Diversos segmentos podem se beneficiar da tecnologia, aprimorando as ações de segurança do trabalho.

Por que investir em consultorias e treinamentos diferenciados?

A gestão de saúde e segurança do trabalho é cada vez mais estratégica para as empresas. Decididamente, qualquer investimento no setor é essencial e componente indispensável para a melhoria de produtividade.

A redução de acidentes gera economias significativas para as organizações. Ao mesmo tempo, a valorização dos colaboradores por meio de maiores cuidados melhora o desempenho e a sensação de segurança.

Para se alcançar resultados efetivos, são necessários capacitação e treinamento constantes. Segurança é sobretudo prevenção e, desse modo, estar preparado para situações de contingência vai além dos cuidados com rotina.

Assim, a presença de uma assessoria especializada, capaz de oferecer treinamentos diferenciados é essencial para a consolidação do sucesso na área de segurança do trabalho. Com uma consultoria experiente, os resultados são seguros e cada recurso investido se transforma em patrimônio de segurança para a empresa.

Com isso, você agora conhece os principais benefícios da inovação em segurança do trabalho e pode considerar novas iniciativas para sua empresa. Gostou do post? Entre em contato conosco e saiba tudo o que você precisa sobre treinamento em segurança do trabalho.

Você pode gostar
Plano de Auxílio Mútuo: o que é e qual a importância de criá-lo?
Sinalização de segurança: por que deve ser feita da maneira correta?

Deixe seu comentário

Seu Comentário*

Seu Nome*
Seu Site

Share This