Ergonomia no trabalho: como ela interfere no bem-estar dos funcionários?

Ergonomia no trabalho: como ela interfere no bem-estar dos funcionários?

Uma empresa que deseja alcançar o sucesso deve dar atenção especial a fatores como conforto, saúde e segurança de seus funcionários, pois influenciam diretamente na produtividade deles. A ergonomia no trabalho lhes permite contribuir para o crescimento da organização, sem abrirem mão da qualidade de vida. Ou seja, os dois lados ganham.

Ergonomia consiste no estudo da relação entre indivíduo e ambiente de trabalho. Neste artigo, vamos explicar melhor a importância dessa ciência para o bem-estar dos funcionários de uma empresa. Acompanhe!

Motivos para investir em ergonomia no trabalho

Separamos abaixo alguns pontos importantes para que você entenda como a ergonomia impacta na rotina de uma empresa. Vamos lá!

Redução de acidentes e doenças relacionados ao trabalho

Essa ciência busca preservar a saúde física e mental dos funcionários, permitindo a redução de acidentes e doenças advindas das atividades laborais. Ao se preocupar com questões como postura, iluminação, temperatura ambiente, ruídos e intervalos de descanso, ela previne lesões e reduz o cansaço do colaborador.

Aplicando-se práticas ergonômicas simples, as chances de os funcionários apresentarem dores e lesões, bem como cansaço excessivo ao final do expediente são reduzidas drasticamente. Com isso, o número de acidentes de trabalho e de afastamentos por motivos de saúde também diminuem.

Basicamente, ocorre a conscientização dos funcionários acerca de técnicas que permitem o desempenho das atividades sem que essas lhe prejudiquem a saúde. Como consequência, há uma redução dos acidentes e doenças relativos ao trabalho. Podemos dizer, portanto, que a prevenção é a melhor forma de lidar com esse tipo de problema.

Melhoria da qualidade técnica nas atividades realizadas

Para além da ausência de acidentes e doenças, o bem-estar do funcionário de uma empresa abrange a sua própria concepção sobre a qualidade técnica do que ele faz. E a ergonomia pode ajudar nisso também.

Ao conscientizar o funcionário sobre a maneira adequada de exercer a sua atividade, cresce a qualidade técnica na atuação. Por saber que está fazendo algo da forma correta (e em benefício da sua saúde), o trabalhador vê sua autoestima melhorar, o que acaba refletindo na sua produtividade.

Aumento do rendimento no trabalho

Com uma boa saúde física e mental, a pessoa torna-se mais produtiva e desempenha suas tarefas com mais eficiência. Trabalhar sentindo dores, incômodos ou cansaço em excesso prejudica o rendimento do funcionário, pois reduz sua concentração. Pode ocorrer até de ficar fisicamente impossibilitado de exercer determinada atividade.

Portanto, é evidente que a adoção de práticas ergonômicas no trabalho é uma medida bastante positiva. Algumas delas são: o estímulo à postura adequada; o conforto quanto à acústica e à temperatura; e o incentivo aos intervalos de descanso.

Promoção de um clima organizacional sadio

O clima organizacional consiste na percepção que um funcionário tem acerca do ambiente em que trabalha, ou seja, diz respeito aos aspectos psicológicos em relação à empresa. Um local bem estruturado e que aplica práticas ergonômicas motiva o trabalhador a buscar o seu melhor. E isso, claramente, melhora o clima.

Adequada estrutura física e adoção dessas práticas proporcionam o sentimento coletivo de reconhecimento e motivação. É que, além do estímulo próprio, a convivência com outras pessoas também incentivadas ao exercício de suas atividades faz o funcionário ter o mesmo sentimento. Dessa maneira, alcança-se um bem-estar geral.

Prevenção de defeitos em máquinas e equipamentos

A qualidade técnica na utilização de máquinas e equipamentos evita a ocorrência de avarias, garantindo que durem mais e que os serviços continuem. A ergonomia no trabalho beneficia tanto a empresa quanto o funcionário, pois consegue evitar prejuízos, enquanto o trabalhador pode garantir a eficiência do serviço prestado.

Além disso, defeitos nos instrumentos podem acarretar acidentes aos funcionários que os manuseiam. Assim, assegurar a manutenção das máquinas e equipamentos é, também, uma forma de promover a segurança no trabalho. Com isso, preserva-se a saúde física e o bem-estar do trabalhador.

Práticas de ergonomia no trabalho

Compreendida a importância da ergonomia no trabalho, vamos conhecer agora algumas práticas de fácil aplicação em diferentes setores de uma empresa!

Mantenha uma postura correta quando estiver sentado

Não manter uma postura adequada enquanto estamos sentados é, muitas vezes, a causa de dores dorsais, lombares ou até mesmo no pescoço e nos ombros. Sem falar que aumentam os riscos à saúde, como as lesões, já que o peso do corpo é distribuído incorretamente.

Por isso, em atividades feitas nessa posição, mantenha uma boa postura. Para tanto, conserve a coluna ereta. Ademais, lembre-se de que os ombros devem estar sempre para trás e para baixo.

Utilize um mobiliário adequado

Para manter a postura correta, um mobiliário adequado é fundamental. Sendo assim, prefira cadeiras com o encosto adaptado à curvatura da coluna, e braços na altura do seu cotovelo.

A altura do assento deve permitir que os pés fiquem apoiados no chão. Se necessário, vale utilizar um descanso como apoio para eles. Essa altura também deve possibilitar que o joelho esteja posicionado levemente abaixo da linha do quadril.

Mude de posição e se movimente com frequência

Além de cansar o corpo mais rapidamente, permanecer por muito tempo na mesma posição pode causar dores ou lesões. Então, seja sentado ou em pé, procure mudar de posição frequentemente.

Ficar muito tempo parado também não é interessante, pois impede que o sangue circule de forma satisfatória por todas as partes do corpo. Portanto, faça pausas e aproveite para se levantar — caso trabalhe sentado — e dar uma caminhada.

Carregue e transporte cargas com segurança

Se necessário carregar ou transportar cargas, certifique-se de que a postura e os instrumentos disponíveis para essa tarefa estão adequados. Para levantar objetos pesados, não dobre a coluna. O ideal é que você agache para fazer isso.

Ao transportar esses objetos, mantenha-os próximo ao corpo. Caso tenha que fazer esse transporte por mais de 2 metros, utilize um carrinho ou empilhadeira; e se a carga ultrapassar os 15 kg, solicite a ajuda de um colega.

Tente reduzir os ruídos

Uma função auditiva sadia também faz parte do bem-estar de um funcionário. É possível proporcionar isso adotando medidas para reduzir ruídos excessivos que possam causar danos à audição.

Pensando nisso, considere utilizar tampões de ouvido quando o barulho for alto demais. É importante, ainda, que o ambiente em que as atividades são operadas tenha revestimento acústico capaz de isolar bem o som e, assim, reduzir os danos.

Como vimos, a ergonomia no trabalho traz inúmeros benefícios para a saúde e o bem-estar dos funcionários, bem como para a empresa de um modo geral.  Isso porque, ao priorizar a qualidade de vida dos colaboradores, a organização consegue o melhor de cada um deles e pode, assim, caminhar a passos largos para o sucesso!

Tem alguma dúvida ou experiência sobre a ergonomia no trabalho para compartilhar com a gente? Então deixe seu comentário!