Entenda a importância da gestão ocupacional para sua empresa

Entenda a importância da gestão ocupacional para sua empresa

A gestão ocupacional é uma especialidade que estuda o impacto que o ambiente de trabalho causa na saúde dos funcionários. Apesar de sua importância para todas as empresas, muitas vezes ela acaba sendo ignorada e mal interpretada, impedindo que a corporação desfrute dos seus benefícios. 

Entre os resultados da implementação dessa cultura, é possível listar a redução do índice de absenteísmo e dos custos, principalmente em função da redução das chances de doenças ocupacionais entre os funcionários.

Se você quer proporcionar qualidade de vida e aumentar a produtividade das equipes, neste artigo vamos explicar tudo sobre a gestão ocupacional. Continue acompanhando e tire as suas dúvidas!

O que é a gestão ocupacional, de fato?

A gestão ocupacional anda de mãos dadas com a Medicina do Trabalho para identificar de quais formas o ambiente ocupacional pode interferir na saúde dos trabalhadores.

Como pincelamos na introdução, os riscos que ocasionam doenças só aumentam o número de absenteísmo e acidentes, gerando custos adicionais para as organizações. Por isso, a gestão ocupacional luta para mapear e combater qualquer tipo de situação que represente perigo para as pessoas, nesse sentido. 

A identificação dos riscos ambientais depende do desenvolvimento de mecanismos que se tornam possíveis a partir do momento que a empresa passa a considerar os seguintes níveis gerenciais: global, geral e estratégico.

A partir de então, é possível não só analisar as potenciais ameaças à saúde, minimizando seus efeitos econômicos. Para que você entenda melhor como esse conceito funciona na prática, vamos falar um pouco sobre a atuação do gestor dessa área.

Qual é o papel do gestor ocupacional?

Sim, existem profissionais com a função de analisar as necessidades da empresa e de seus colaboradores, buscando um planejamento alinhado com as expectativas reais do negócio.

Esse gestor costuma atuar ao lado dos profissionais de Recursos Humanos, mas dependendo do tamanho e estratégias do empreendimento, pode ser que você mesmo fique responsável por isso.

Um gestor ocupacional trabalha para desenhar um eficiente plano de ação, considerando não apenas os riscos da empresa, mas também os índices de afastamento, processos trabalhistas, entre outros.

As medidas a serem tomadas mudam conforme o segmento e porte da instituição. De todo modo, é importante lembrar que os principais focos dessa investida são:

  • eliminar as causas de acidentes;
  • reduzir os valores de recolhimento;
  • corrigir as irregularidades;
  • oferecer qualidade de vida aos funcionários.

Quais são as razões para investir na gestão ocupacional?

Agora que você está mais por dentro do conceito que rege essa vertente profissional, vamos abordar com mais detalhes os motivos pelos quais sua empresa deve levar esse assunto a sério. Vamos lá?

Ambiente de trabalho

Se o seu papel é desenvolver ações que gerem mais interação e incentive as relações interpessoais, o ambiente de trabalho deve ser sempre analisado com cuidado. Quanto mais seguro e saudável ele for, mais satisfeitos e leves os colaboradores ficarão.

Produtividade

Uma pessoa consciente de que corre riscos ocupacionais ao desempenhar suas funções na empresa tende a se preocupar ainda mais com sua segurança, podendo ter a performance comprometida.

Lembre-se sempre que a produtividade está ligada ao nível de proteção do funcionário diante de atividades arriscadas..

Credibilidade

Investir na saúde e segurança do trabalho é sinônimo de preocupação com o bem-estar dos profissionais. Demonstrar esse cuidado aumentará, sem dúvidas, a credibilidade da organização, apresentando um forte indicador de responsabilidade social. 

Redução de gastos

Como já citamos, a redução de gastos é uma vantagem consequente de quem decide investir na gestão ocupacional. Isso acontece porque conforme a empresa prioriza a segurança e a saúde do trabalhador, ela acaba diminuindo os gastos com afastamentos, materiais e ações judiciais.

Como aprimorar essa gestão em minha empresa?

Agora que você já sabe o que está em jogo, deve estar se perguntando como fazer para implementar ou melhorar essa área em sua empresa, partindo do RH. De antemão, já dizemos que é possível conquistar os resultados apresentados com investimentos práticos e acessíveis.

Você vai precisar de um planejamento detalhado e, se possível, de um profissional específico dessa gestão ou um médico do trabalho. Com as práticas listadas abaixo, ampliar o foco da sua empresa nesse assunto será mais fácil.

Avalie as necessidades gerais

Seu primeiro passo será identificar as necessidades da empresa, listando os quais são os principais gargalos que impedem a totalidade dos processos.

Essa pesquisa é fundamental para um bom início, facilitando as tomadas de decisões. Invista tempo na análise do perfil das equipes, planejando sessões de treinamento e incentivando as mudanças com uma comunicação sem ruídos.

Reúna também todos os profissionais com capacidade para liderar o assunto e ajudar no planejamento de estratégias. Ao final do processo, todos os funcionários deverão se sentir inseridos na nova dinâmica de trabalho. Portanto, é importante saber como fazer uma boa motivação da segurança do trabalho.

Trabalhe com indicadores de produtividade

Levantar os principais indicadores da empresa é um passo de extrema importância na hora de determinar a prioridade das ações e metas. Alguns exemplos, entre os mais comuns, estão:

  • principais causas de afastamento;
  • treinamento sobre riscos ambientais;
  • percentual e tipo de acidentes de trabalho;
  • análise de pureza da água;
  • nível de satisfação com o ambiente de trabalho.

O agrupamento dos indicadores de acordo com setores e urgência de implantação é uma medida que ajuda no fluxo de importância das tarefas.

A partir dos dados medidos, você poderá estipular metas operacionais e gerenciais visando resolver os problemas. Nesse sentido, contar com a ajuda de um software com módulos específicos de gestão ocupacional é a melhor opção para otimizar o seu trabalho.

Implementar um Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional (SGSSO)

Por último e não menos importante, a implementação de um SGSSO pode representar a mudança que você espera para a sua organização. Baseado em normas padronizadas internacionalmente, esse sistema tem o objetivo atender as exigências da legislação por meio de uma política de gestão de riscos.

Um Sistema de Gestão voltado para essa área junta todos os seus esforços para controlar todos os problemas quanto a atividade laboral, padronizando os processos administrativos de saúde dos trabalhadores e reorganizando a empresa. Vale a pena investir!

Este artigo foi útil para você? Então confira o nosso guia com as principais normas regulamentadoras de segurança do trabalho! Garantimos que o assunto abordado é tão relevante quanto a gestão ocupacional.