Entenda 6 práticas para reduzir o absenteísmo na sua empresa

Entenda 6 práticas para reduzir o absenteísmo na sua empresa

Sabe aquele funcionário que falta em excesso, e que, quando finalmente aparece, está atrasado? Não é muito difícil de se encontrar esse perfil de colaborador entre as empresas, configurando o absenteísmo. Entretanto, você já parou para pensar no quanto isso impacta nos resultados da organização?

Como bem sabemos, já é de se esperar que os funcionários percam um ou outro dia de trabalho durante o ano. Situações como problemas pessoais ou questões sistêmicas, fora do controle do colaborador, podem fazer com que ele não compareça.

Nada disso é um problema, até que o não comparecimento se torne excessivo. Nesse caso, o gestor responsável pelo cuidado com as pessoas deve entrar em ação para minimizar os impactos negativos sobre ambos os lados.

Se você tem dúvidas sobre como agir em prol desse objetivo, continue lendo este artigo e conheça 6 dicas infalíveis!

O que é o absenteísmo no trabalho?

A ausência do trabalhador ao seu posto de trabalho é caracterizada como absenteísmo. Os motivos podem estar ligados tanto às faltas como decorrência de saídas antecipadas ou atrasos.

O absenteísmo é um dos maiores problemas enfrentados pelas empresas em geral e merece atenção especial, já que pode prejudicar a empresa em diversos âmbitos.

Como o absenteísmo afeta a empresa?

Não é preciso administrar a gestão de recursos humanos para saber que as pessoas são um dos recursos mais caros e relevantes de uma empresa, seja qual for a área de atuação.

Os colaboradores são incumbidos por desenvolver e aprimorar os processos das empresas, desde os mais simples aos mais complexos. Por isso, em empresas que dependem da presença física dos funcionários, o absenteísmo pode contribuir para que os objetivos do empreendimento não sejam cumpridos.

As ausências e atrasos comprometem o fluxo de trabalho, prejudicando os resultados finais, destabilizando as equipes e, até mesmo, atrasando as entregas e prazos.

Sem contar com o prejuízo financeiro, já que a empresa terá que gastar os custos de um empregado nada presente, sem receber a devida contraprestação. Obrigações como a remuneração, questões tributárias e FGTS serão um investimento sem retorno.

Como reduzir o absenteísmo de uma vez por todas?

1. Invista no bom clima organizacional

Querer que os funcionários sejam produtivos é um desejo bem complicado quando o clima da empresa não é nada saudável para os colaboradores. Se o seu foco é reter talentos e reduzir o absenteísmo, sem um ambiente favorável você estará diante de uma tarefa impossível.

A gestão de pessoas é muito importante para que os funcionários se sintam bem onde trabalham, livres das dificuldades de relacionamento. Muitos deles passam a faltar frequentemente somente para escapar dos conflitos em um ambiente desagradável.

Busque facilitar o clima organizacional criando uma atmosfera que motiva as equipes em busca dos melhores resultados. 

2. Conheça os porquês

Em continuidade com a primeira dica, você precisa descobrir quais são os reais motivos que causam as ausências frequentes.

Toda análise em busca dos motivos claros é importante, considerando as melhores práticas de gestão. Por isso, você pode investir em focar na compreensão do quadro geral, criando um verdadeiro plano de ação contra o absenteísmo.

Comece apurando números e outras informações quanto ao número de funcionários, produtividade por equipe e distribuição por setor. Nesse estudo, você deve estar atento à existência de um padrão nas causas das ausências.

Por sua vez, as ações corretivas deverão seguir um plano com metas claras, assim como estratégias de combate ao índice. Não deixe para trás nem mesmo os problemas mais simples.

3. Estimule a prática de exercícios laborais

O estresse, a irritabilidade e a desmotivação podem ser causados pela falta de exercícios. Acredite, esse quesito pode ser um grande influenciador dos números de absenteísmo.

A melhor forma de encarar esse desafio é oferecendo exercícios laborais uma vez por semana aos funcionários. Não se trata de imergi-los em uma rotina radical de atividades físicas, mas se livrar do peso estressante e evitar problemas como bursite e tendinite.

4. Estimule a alimentação saudável

Muitos profissionais de Recursos Humanos ignoram a importância da alimentação, como se esse não fosse um assunto de extrema importância para a produtividade. Não se trabalha com pessoas da mesma forma que com computadores.

É preciso entender que os seus funcionários são movidos por uma energia diretamente ligada a boa alimentação. Portanto, por que não investir nesse aspecto?

A alimentação desregrada causa problemas de saúde que, em algum momento, vão afastar o profissional do ambiente de trabalho. É somente uma questão de tempo.

Sendo assim, para as empresas que trabalham com refeição local, que tal investir em um cardápio mais amplo, com opções saudáveis? Quem não oferece refeitório pode apostar em outras ações, como palestras e vídeos que estimulem os colaboradores a entenderem a importância da dieta balanceada.

5. Crie políticas para reconhecer os profissionais

Jamais poderíamos deixar de falar sobre a falta de reconhecimento, pois esse é mais um dos grandes causadores da pouca motivação. Funcionários desmotivados produzem menos e com qualidade reduzida, abrindo caminho para o absenteísmo.

Um bom gestor é aquele que sabe reconhecer as pessoas quando elas conquistam algo, independentemente do tamanho da realização. Quando esse retorno não chega, a resposta que se recebe não será nada positiva e poderá se refletir na ausência cada vez mais alarmante do funcionário.

Por isso, descubra como deixar sua equipe motivada. Crie uma política de reconhecimento alinhada com a visão da empresa e o valor que cada colaborador tem. Acredite, seus impulsos nesse sentido valerão a pena.

6. Acredite no poder do feedback

Por fim, a constância do feedback é um ponto que merece destaque nesse caso. Afinal de contas, não existe melhor maneira para mensurar o desenvolvimento individual e agir em cima dos pontos negativos.

É o retorno constante da parte dos funcionários que vai mostrar para o colaborador o quanto a empresa se importa em ouvi-lo para melhorar. Por isso, não deixe essa prática de lado. Seja um bom ouvinte.

Uma boa ideia nesse sentido é a aplicação de pesquisas de clima. Por meio delas, você poderá saber quais são os maiores gargalos no setor pessoal, pela visão dos próprios colaboradores.

Esperamos que você tenha compreendido não só a importância desse assunto como o cerne das dicas de combate a esse péssimo indicador. É a eficiência na gestão de pessoas que pode trazer uma transformação na cultura da sua organização, alavancado os resultados positivos.

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