Conheça novas tecnologias para treinamento em segurança do trabalho

Conheça novas tecnologias para treinamento em segurança do trabalho

O treinamento em segurança do trabalho é um passo importante para as empresas em geral, representando um desafio tanto para o empregador quanto para o empregado. 

Ao preparar os funcionários para evitar acidentes, a empresa assume uma série de responsabilidades para a formação do indivíduo, eficiência do investimento na capacitação, engajamento entre os empregados, entre outros.

Com a modernização alcançando todas as indústrias e processos corporativos, setores como saúde e segurança não poderiam ficar de fora. Na verdade, as novas tecnologias têm contribuído muito em favor do treinamento em segurança do trabalho.

Por meio de novos recursos o preparo tem sido facilitado, satisfazendo todas as partes envolvidas quanto a economia, praticidade e mobilidade.

Apesar de muitas instituições já aderirem esse tipo de ensino por meio de plataformas online, outras ainda ficam em dúvida e desconhecem os benefícios proporcionados pela tecnologia.

No post de hoje, vamos entender mais sobre como funciona o treinamento em segurança do trabalho por vias digitais e de quais formas a modernização dos procedimentos pode contribuir para a obtenção de resultados positivos. Vamos lá!

A importância do treinamento em segurança do trabalho

Antes de começar a falar sobre a influência da era digital, precisamos nos certificar de que você compreenda, de fato, a importância de investir nesse tipo de preparo dentro da empresa.

Organizar um treinamento com foco em segurança do trabalho é o mesmo que ensinar para todos os colaboradores os procedimentos corretos que devem ser exercitados antes, durante e após um trabalho.

O objetivo não se prende ao compartilhamento de uma metodologia operacional, e sim, representa o alcance de uma mudança comportamental por meio da atribuição de valor à saúde e à proteção do trabalhador.

O treinamento em segurança do trabalho é capaz de fazer com que o time de colaboradores construa princípios significativos, como: desenvolver uma cultura preventiva, se importar com o colega de trabalho, aprender sobre proteção e integridade, entre outros.

Para o empregador, uma lista de ganhos pode ser mencionada, incluindo:

  • qualidade do produto e serviço;
  • equipes capacitadas;
  • bem-estar no ambiente de trabalho;
  • diminuição do número de acidentes;
  • engajamento dos funcionários;
  • maior produtividade;
  • tranquilidade quanto aos processos executados.

O treinamento em segurança do trabalho online

Para oferecer uma boa treinagem aos seus colaboradores quanto a uma educação voltada para a proteção no ambiente de trabalho, não é mais necessário se preocupar com um curso presencial.

Isso porque as novas tecnologias permitem que todo o conteúdo contratado seja ensinado de maneira online, até mesmo por meio de dispositivos móveis como celulares e tablets. Os alunos podem ser atendidos em qualquer lugar, desde que tenham um dispositivo conectado à internet.

Dentre a série de benefícios à disposição da empresa, o treinamento em segurança do trabalho online ajuda a desburocratizar os processos de matrículas, documentação e despesas extras. O início pode ser imediato e um funcionário pode receber o ensinamento individualmente, em qualquer horário e local.

Os funcionários recebem as mesmas informações, o que elimina erros ou omissões durante o ensino. Além disso, o aluno matriculado tem a liberdade de estudar conforme o seu próprio ritmo, optando pela melhor atmosfera para aprender. 

Com a evolução das plataformas de cursos online, é possível interagir com um mentor que poderá esclarecer dúvidas por meio de canais voltados para cada conteúdo abordado. 

Esse interesse pelo entendimento das questões ensinadas é fomentado pela própria tecnologia, uma vez que uma avaliação final será sempre necessária para concluir a preparação.

Quando comparado ao treinamento presencial, essa é uma grande vantagem, pois a verificação de aprendizagem não costuma ser muito comum na realidade das empresas. Por sua vez, essa negligência pode representar uma brecha que poderá trazer problemas futuros.

Com a variedade de sofisticadas ferramentas de aprendizado eletrônico é mais fácil introduzir interatividade em programas de capacitação.

Graças ao avanço das tecnologias voltadas para o ensino online, o gestor consegue acompanhar facilmente o rendimento do colaborador, observando seu ritmo de estudo com detalhes. É possível também acessar relatórios e criar registros baseados no desempenho dos alunos.

A desvantagem que ainda não foi superada é a incapacidade do funcionário realizar atividades práticas. Entretanto, muitas organizações optam pelo treinamento semipresencial — no qual a parte teórica é tratada online e as abordagens práticas são feitas no próprio local de trabalho.

Dessa maneira, é possível complementar as exigências de alguns treinamentos em segurança do trabalho quanto as atividades práticas, como a NR-35.

O uso da realidade virtual no treinamento

Como sabemos, para que os serviços sejam realizados de forma adequada, contar com mão de obra qualificada é fundamental. A satisfação do cliente pelo produto ou serviço oferecido está totalmente atrelada à capacitação dos funcionários e, por sua vez, a qualidade não pode se desconectar da segurança nos procedimentos. 

A realidade virtual é uma tecnologia que tem se expandido no mercado corporativo sendo direcionada para a preparação dos colaboradores. Por meio dessa prática, é possível proporcionar uma vivência dinâmica que estimula os colaboradores e aviva a motivação e engajamento com a empresa.

Rompendo com o universo que só era possível nas telas do cinema, a realidade virtual já pode trabalhar recriando ambientes de trabalho e simulando possibilidade situacionais do cotidiano. Acidentes, emergências e problemas com equipamentos estão inclusos no pacote!

As vantagens de apostar em treinamentos digitais

Quando mudamos a estratégia de capacitação para algo inovador e promissor, as chances de interação com os colaboradores só aumentam. Quanto mais eles verem vantagens, mais engajados ficarão. 

Abaixo, listamos alguns dos benefícios que sua empresa pode obter ao adotar novas tecnologias como plataformas de ensino online, realidade virtual, treinamento via smartphone, entre outros:

  • Diminuição dos gastos com treinamento;
  • Melhoria no armazenamento de informações sobre a aprendizagem;
  • Agilidade no compartilhamento de conhecimento;
  • Eliminação de riscos de acidente em treinos;
  • Registros de avaliações;
  • Aumento da frequência de treinamentos;
  • Maior engajamento dos colaboradores com a sua empresa;
  • Aquisição de dinâmica para investir em novas habilidades;
  • Reprodução de cenários pela realidade aumentada.
  • Contextualização através da reprodução de cenários e situações do dia-a-dia de trabalho;
  • Certificados Digitais (não necessita impressão);
  • Centralização de dados e evidências para auditorias e fiscalizações

Aplicar esse tipo de preparação nas organizações é um investimento de extrema importância às empresas. É por isso que os empregadores são obrigados a desenvolver meios para elaborar esses momentos. Se puderem ter o apoio da modernização nesses processos, os resultados poderão ser ainda melhores.

Se você gostou de saber mais sobre a influência da tecnologia no treinamento em segurança do trabalho, preparamos um artigo sobre como escolher a capacitação adequada. Visite e adquira mais conhecimento útil para sua tomada de decisões!