6 vantagens de oferecer um treinamento online para a sua equipe

6 vantagens de oferecer um treinamento online para a sua equipe

Diante de um cenário cada vez mais competitivo, as empresas estão bastante focadas em capacitar e investir no desenvolvimento de seus colaboradores. Esse preparo vai além de apenas reforçar ou transmitir conhecimento a respeito de suas funções. Hoje, é fundamental que a equipe também saiba mais sobre prevenção de acidentes e se conscientize sobre segurança do trabalho de forma geral.

Para tanto, uma excelente alternativa é optar por treinamento online. Acessível, ele pode ser transmitido por meio de diferentes canais e plataformas para atender melhor às necessidades dos funcionários.  Além disso, esse novo aprendizado faz com que todos se sintam mais valorizados, motivados e engajados para enfrentar as atividades diárias. Mas as vantagens não param por aí.

Você deseja conhecer outros benefícios que esse tipo de treinamento oferece? Então continue a leitura desse artigo e confira a lista completa!

1. Treinamento online ajuda na redução de custos

Um treinamento presencial tem seus benefícios, é claro. Contudo, ele acaba saindo muito mais caro: além de ter que contar com professores ou instrutores, muitas vezes é preciso alugar um espaço, pagar por deslocamento, organizar refeições e ainda preparar a impressão e confecção de determinados materiais.

E, em tempos de crise, a palavra-chave é economizar. O treinamento online possibilita uma redução de custos bastante satisfatória, pois requer apenas equipamentos de qualidade e colaboradores bem alojados. Eles podem assistir às aulas até mesmo em seu local de trabalho ou em casa, conforme ficar combinado. A dica é estruturar um cronograma, para que cada etapa seja concluída a tempo, e pronto: o investimento é aplicado apenas na aquisição do curso.

Treinamentos virtuais ainda ajudam a reduzir impactos ambientes, pois demandam uma menor produção de materiais e, por consequência, um menor descarte de papéis e outros objetos usados para dar aula. Então, se a sua empresa preza por uma consciência verde, sustentável e econômica, essa é com certeza um dos melhores investimentos que ela poderá fazer.

2. Ele tem fácil implementação

Outra vantagem do treinamento online é a fácil implementação. Na maioria dos casos, nem mesmo é preciso se prender a inúmeros downloads ou instalações de programas. Ele pode simplesmente ser acessado através do navegador, e o usuário recebe uma senha para acessar a plataforma.

Por lá, ele encontrará instruções simples e intuitivas para acessar o conteúdo e realizar as atividades propostas. Contará com material de apoio, apostilas, vídeos e vários outros recursos que permitirão um aprendizado eficaz e bastante rico. Caso ele não consiga assistir as aulas ou palestras no horário reservado para isso, conseguirá retomar o conteúdo a qualquer momento e de qualquer lugar, sem precisar recorrer a uma nova instalação.

Esse detalhe, em princípio, parece muito simples ao se analisar, mas otimiza bastante a adoção do método.

3. Praticidade é uma característica sempre presente

Em todos os processos internos de uma empresa, não há dúvidas de que a praticidade está sempre em pauta. Afinal, todo colaborador deseja realizar suas atividades dessa maneira e se tornar mais produtivo em sua função. Com o treinamento online, essa característica está sempre presente, do começo ao fim.

Com apenas alguns cliques, é possível fazer um acesso rápido a qualquer funcionalidade da plataforma e começar a estudar. Ele realiza cada etapa desse estudo de forma autônoma, de modo a administrar melhor seu tempo e organizar suas prioridades.

Além disso, de acordo com o tipo de conteúdo, são utilizadas novas maneiras de abordagem, que vão desde o storytelling até os exercícios práticos. As aulas são mais fáceis de serem assistidas e o funcionário não perde tempo com outras distrações que atrasem a absorção de conteúdo.

4. Há mais facilidade para acessar informações na hora certa

Imagine que seu colaborador precise realizar uma atividade externa, mas é pego desprevenido com uma dúvida. Ele sabe que já leu a respeito durante seu treinamento, mas não consegue se lembrar exatamente da informação para colocá-la em prática.

Consultar apostilas e materiais impressos é totalmente inviável. Mas com o treinamento online, ele consegue acessar qualquer dado necessário diretamente de seu smartphone ou notebook apenas com uma boa conexão à internet. Com isso, além de mais credibilidade, seu colaborador não perde tempo com falhas e consegue acertar em primeira mão a tarefa que deve realizar.  

5. Colaboradores conseguem ter maior retenção de conhecimento

Um treinamento online de qualidade possui boas ferramentas interativas, atividades didáticas e até mesmo práticas. Dessa forma, a assimilação de conteúdo dos colaboradores é muito maior, pois eles conseguem identificar a aplicação e as situações abordadas em sua rotina.

A flexibilidade de aprender em frente ao computador também é uma chance de que o funcionário estude em seu ritmo e sempre respeite suas limitações. Assim, ele não precisa lidar com a pressão de cumprir a carga horária rapidamente e consegue se desvencilhar de atividades tradicionais, que geralmente são muito maçantes, longas e pouco interessantes.

 6. Existe a possibilidade de aplicar o aprendizado imediatamente

Realizar um treinamento online é uma das maneiras mais rápidas de colocar o aprendizado em prática. Em comparação a um curso presencial, a prática permite que isso aconteça quase imediatamente, pois não há tempo perdido com o início e a finalização dos estudos.

Quem define o ritmo é o próprio aluno, pois as ferramentas são modernas, e ele não precisa perder tempo com locomoção, podendo ainda se concentrar em temas e disciplinas em que possui mais facilidade, conforme as determinações apontadas pela empresa. Dentro da plataforma, o aluno consegue acessar os conteúdos de maneira muito mais organizada e também não se perde em meio a tantas informações e recursos.

Para completar, todo o sistema utilizado para ministrar um treinamento online também disponibiliza uma mensuração de dados. Com a ajuda dela, a empresa pode verificar o desempenho de seus colaboradores em relação a um curso específico, a presença dele nos acessos aos conteúdos e até mesmo seus resultados em relação a prática e compreensão do tema.

Além de todas essas vantagens, o treinamento online vai ao encontro das mais interessantes mudanças do mundo contemporâneo, que proporcionam mais facilidade e conveniência para todos. A atualização de conhecimentos feita nesse formato contribui para a aplicação da Nota Técnica 54, que disciplina e incentiva o uso de tecnologias relacionadas à Educação a Distância (EaD) e à modalidade semipresencial para os treinamentos previstos nas Normas Regulamentadoras relacionadas à Segurança e Saúde no Trabalho (SST).

Ficou interessado em adotar esse método em sua organização? A Previnsa pode ajudar! Entre em contato com a nossa empresa agora mesmo. Nossos especialistas estarão prontos para lhe atender da melhor maneira possível. Não perca mais tempo!